Práticas de alimentação para reduzir a incidência de enterite necrótica em frangos de corte

Enterite necrótica é um problema mundial na indústria de frangos de corte. A forma subclínica da doença é considerado mais de um ônus econômico do que a forma clínica, devido à sua natureza insidiosa. Estima-se que a perda econômica anual devido a surtos enterite necrótica ascende a cerca de EUA$2 bilhões.

Broiler intestines with moderate necrotic enteritis lesions.
Broiler intestines with moderate necrotic enteritis lesions.

Enterite necrótica é um problema mundial na indústria de frangos de corte. A forma subclínica da doença é considerado mais de um ônus econômico do que a forma clínica, devido à sua natureza insidiosa. Estima-se que a perda econômica anual devido a surtos enterite necrótica ascende a cerca de EUA$2 bilhões. Embora a doença é causada principalmente por bactérias, fatores dietéticos têm sido identificados como um dos fatores mais importantes que predispõem para a enterite necrótica.

Necrótica causa enterite

Doenças entéricas são uma preocupação primordial para a indústria de aves por causa da perda de produção, aumento da mortalidade, bem-estar reduzido de aves e maior risco de contaminação de produtos avícolas para o consumo humano. Enterite necrótica é uma doença entérica como infecciosa, causada por Clostrodium perfringens, uma onipresente, gram-positivas, formadoras de esporos, bactérias extremamente prolífico, e toxigênicos que podem ser encontrados na poeira do solo, fezes, rações e cama de frango utilizada.

Existem cinco tipos de C perfringens (A, B, C, D e E) e enterite necrótica é causada por toxinas produzidas por tipo C perfringens A ou C. Recentemente, estabeleceu-se que a toxina alfa não é um fator de virulência essencial necrotic enterite em frangos de corte e só algumas estirpes de C perfringens são capazes de produzir enterite necrótica em condições específicas.

A doença geralmente ocorre em frangos de corte de 2-6 semanas de idade. Enterite necrótica tem sido relatado em muitas espécies de aves. Entre galinhas, a doença é mais comum em frangos de corte, no entanto surtos em aves camada e galinhas poedeiras adultas também têm sido relatadas. A doença pode ocorrer tanto como uma condição aguda ou subclínica. A forma subclínica da doença tornou-se um problema economicamente significativo para a indústria mundial de frangos de corte, como o uso rotineiro de antibióticos promotores de crescimento têm sido banidos das rações de aves, devido à preocupação com a resistência antimicrobiana e isso tem contribuído para a maior prevalência da doença.

Fatores predisponentes para a enterite necrótica

O fator chave para o desenvolvimento de enterite necrótica é um ambiente intestinal que favorece o crescimento da C perfringens. Práticas de alimentação composição e alimentação são assumidos para afetar a incidência da doença de enterite necrótica em frangos de corte.

Fatores dietéticos

A natureza da dieta é um fator importante que influencia a incidência de enterite necrótica.

Dietas com altos níveis de indigesto, solúvel em água, amido de polissacarídeos não-predispor a enterite necrótica. Assim, a alimentação de altos níveis de trigo ou cevada podem predispor ao aparecimento de enterite necrótica devido ao maior nível de fibra indigerível, que aumenta a viscosidade da digesta, diminui a taxa de passagem da digesta e reduz a digestibilidade dos nutrientes. Um ambiente altamente viscoso intestinal aumenta a proliferação de anaeróbios facultativos, como bactérias gram-positivas e enterobactérias

O uso de níveis mais elevados de proteína refeições, tais como farinha de peixe ou carne e ossos é frequentemente associada com um risco aumentado de enterite necrótica. Em geral, ricos em proteínas dietas contendo altos níveis de chumbo mal proteína digestível para maior concentração de proteína no trato gastrintestinal, que funcionam como um substrato para as bactérias.

A fonte de gordura na dieta também influencia a incidência de enterite necrótica. Foi observado que a gordura animal aumentar a contagem de C perfringens em relação ao óleo vegetal.

A forma física da ração também podem influenciar a ocorrência de enterite necrótica. Alimentos que contenham grande porte e muitas pequenas partículas de tamanho predispõem mais a enterite necrótica do que alimentos contendo tamanho de partícula uniforme.

Alteração freqüente no regime alimentar aumenta a incidência de enterite necrótica.

Ração para aves que tem incentivado o crescimento de fungos e produção de micotoxinas aumenta a incidência de enterite necrótica.

Outros fatores

A ocorrência de enterite necrótica é freqüentemente associado com um surto de infecção por coccidiose. A infecção coccidianas provoca graves danos às células que revestem o intestino delgado fazendo o intestino suscetíveis à infecção por C perfringens. Na verdade, as células descartadas do vilosidades danificado fornecer nitrogênio ao cecos, além do alimento não digerido, o que leva a enterite necrótica. No entanto, é interessante notar que coccidiose intestinal (mas não coccidiose cecal) convida a enterite necrótica.
Limpeza inadequada de casas, utensílios e equipamentos entre lotes de frangos aumenta a incidência de enterite necrótica na fazenda.

Parasitas intestinais (vermes redondos, especialmente), imunossupressão devido à micotoxinas, estresse e doenças virais como o vírus do frango anemia, doença de Gumboro e Doença de Marek também são as causas para a enterite necrótica em frangos de corte.

Sinais clínicos e lesões

A aparência clínica da enterite necrótica podem variar significativamente de nada mais do que desempenho prejudicado com a mortalidade súbita e elevada. A doença pode afeta as aves de qualquer idade, mas mais comumente ocorre em frangos de corte de 2-6 semanas de idade. Sinal precoce de enterite necrótica são muitas vezes cama molhada e diarréia. Geralmente, haverá depressão, penas eriçadas, olhos fechados e diarreia de cor escura nas aves infectadas. Haverá depressão na taxa de crescimento e eficiência alimentar, que geralmente é percebido numa fase posterior, devido a danos no intestino e subsequente redução na digestão e absorção dos alimentos.

O padrão da doença podem variar, dependendo dos fatores tais como imunidade e de gestão, incluindo os tipos e no programa de alimentação de aditivos. Taxas de mortalidade podem, por vezes origem a 50%. Enterite necrótica pode ser diagnosticada a partir do típico bruta lesões intestinais de achados post-mortem e um esfregaço de Gram de uma raspagem da mucosa que apresenta grandes, bastonetes Gram-positivos.

Medidas preventivas

Enterite necrótica é uma doença bacteriana e uso rotineiro de compostos antibacterianos como a Bacitracina (50g/feed ton), lincomicina (2g/ton feed), Virginamycin (20g/feed ton) na alimentação de frangos de corte pode prevenir a ocorrência de necrose enterite em frangos de corte. No entanto, a legislação proíbe o uso de antibióticos como promotores de crescimento na alimentação animal em áreas-chave de produção de frangos de corte em todo o mundo.

Isso exigiu que a indústria para avaliar medidas de controle adequadas alternativo. A dieta é um importante contribuinte para a enterite necrótica em frangos de corte, e práticas de alimentação podem reduzir a incidência da doença. Entre as práticas alimentares que podem ser seguidas para reduzir a incidência de enterite necrótica são os seguintes:

A formulação de dietas devem limitar a inclusão de grãos viscoso (trigo, cevada, centeio, aveia, etc) e suplementos de proteína animal (farinha de peixe, carne e farinha de ossos).

Fontes de proteína de má qualidade devem ser excluídos. Foi observado que a inclusão na dieta de proteína de batata aumenta a incidência de enterite necrótica subclínica em comparação com proteína do farelo de soja. A batata dieta à base de proteínas tinham maior atividade de inibidor de tripsina e um menor teor de lipídios que poderiam ter contribuído para o aumento da incidência de enterite necrótica subclínica.

Garantir o adequado armazenamento dos ingredientes, bem como alimentos preparados. A manipulação correta de alimentos e equipamentos de armazenamento é igualmente importante para reduzir a incidência de enterite necrótica.

Adição de ácidos orgânicos como o ácido butírico, ácidos graxos de cadeia média (C6 a C12, mas principalmente ácido láurico) e / ou óleos essenciais (timol, cinnamaldehyd, eucaliptol) pode ajudar a prevenir a enterite necrótica em frangos de corte. Estes óleos essenciais também controlar infecções coccidianas e, conseqüentemente, pode reduzir a enterite necrótica. Todos estes compostos têm efeitos antimicrobianos.

Além da dieta de lactose (2.5%) poderia ser usado como uma alternativa potencial para antibióticos promotores de crescimento para controlar a enterite necrótica. Lactose promove espécies lactobacilos para desenvolver ao longo do trato intestinal. A hipótese é que o aumento da lactobacilos poderia promover a produção de lactato, eo pH do trato intestinal diminuiria, afetando negativamente a certas bactérias, incluindo C perfringens.

Enterite necrótica é uma doença comum na indústria de frangos de importância econômica significativa. A doença é causada principalmente por uma bactéria (C perfringens), e pode ser prevenida eficazmente com antibióticos alimentar além completa.

Práticas de alimentação composição e de alimentação são um dos fatores importantes que predispõem para a enterite necrótica em frangos de corte. Se as práticas de alimentação adequada e uma boa gestão forem seguidas, a incidência de enterite necrótica pode ser efetivamente minimizada em frangos de corte na era do antibiótico livre de produção de aves. 

Page 1 of 51
Next Page