Fileiras de ovos mexicanos produtores como empresa mundial de ovo a segunda maior

Proteína Animal, SA de CV, tem 25,2 milhões de camadas tornando-se produtor mundial de ovos segunda maior, ea maior no México e na América Latina. A empresa é mais conhecida por sua sigla PROAN ou a marca do ovo San Juan, em homenagem ao local de sua sede em San Juan de los Lagos, na área de Los Altos do estado de Jalisco, no México.

Ruiz B 90x90 Headshot
Manuel Romo, director general, PROAN, said that domestic competition and adoption of the best technologies have helped the Mexican egg industry be competitive on world markets.
Manuel Romo, director general, PROAN, said that domestic competition and adoption of the best technologies have helped the Mexican egg industry be competitive on world markets.

Proteína Animal, SA de CV, tem 25,2 milhões de camadas tornando-se produtor mundial de ovos segunda maior, ea maior no México e na América Latina. A empresa é mais conhecida por sua sigla PROAN ou a marca do ovo San Juan, em homenagem ao local de sua sede em San Juan de los Lagos, na área de Los Altos do estado de Jalisco, no México.

Manuel Romo, diretor-geral, PROAN, que é o filho do fundador da empresa, disse que em 1954 seu pai teve vários negócios e que ele entrou no negócio de aves naquele ano. "Quando os primeiros 500 frangas chegaram, que eram uma novidade e foram muitos, eu tinha uns 7 anos de idade. Sua paixão sempre foi a pecuária ", disse Manuel.

Multi-proteína empresa  

PROAN está envolvida nas aves, suínos e laticínios, é uma empresa multi-proteína global. "Na verdade, o nome de Proteína Animal [proteína animal em Inglês] precisamente vem de lá, de comercialização e diversificação da produção de proteína animal", ressalta Manuel. PROAN negócio de aves é totalmente integrado. Além de ser parceiros com Hyline, PROAN tem incubação e criação de facilidades, uma planta de abate, uma fábrica de rações com capacidade de 4.000 toneladas por dia e um ovo produtos vegetais. A empresa também possui terras agrícolas, uma fábrica de embalagem e um terminal ferroviário.

Crescimento e obstáculos   

A produção de ovos tem desfrutado de um crescimento constante, sempre seguindo as necessidades do mercado. "Nosso crescimento é decorrente da demanda e não a oferta de nossos produtos, nossos clientes e nossa força financeira nos dizer a hora de crescer", disse Manuel. A estrada não foi sem obstáculos a superar. "Através dos anos, temos enfrentado muitos problemas, todos nós passamos por uma crise econômica após o outro no caso de empréstimos, as desvalorizações seriamente afectada nós.". Os maiores problemas foram os cerca de 15 anos, com a crise do México conhecida como o efeito Tequila, e quando houve uma forte intervenção estatal, controles de preços e regulação das compras de matérias-primas. "Naquela época nós tínhamos que fazê-lo através CONASUPO (Compania Nacional de Subsistencias Populares de uma agência do governo que ajudou a definir as políticas agrícolas) eo compromisso era manter o produto a um preço determinado, o que causou muitos problemas de burocracia e baixa competitividade ", disse Manuel.

"Enquanto nós respeitamos a lei, era a lentidão, os procedimentos que tivemos a seguir que foram desanimadores. Na crise econômica de 1994, o que nos levou a sérios problemas, tivemos que importar nossas matérias-primas e pagar-lhes em dólares, enquanto o nosso produto era vendido em pesos. Mas, apesar da crise financeira, mudou-se para a frente ", disse ele.

A produção de ovos  

PROAN tem 21 complexos de camada em produção com uma média de 1,2 milhões de aves, embora existam fazendas com até 1,5 milhões de aves. Cal-Maine Foods em os EUA é a única empresa com mais de galinhas poedeiras, que PROAN.

Manuel disse: "Nós nunca tentou ser a maior empresa do mundo. Nós só queremos trabalhar e produzir." PROAN tem "all in-all out" single-idade fazendas, que juntamente com outras medidas de biossegurança ea seca Los clima área Altos lhes dá o controle de boa gestão.

Estado da arte as operações   

Los Cedros PROAN da fazenda é uma instalação automatizada com um ovo moderno linha classificação e embalagem facilidade. A máquina de classificação de ovos processa 500 casos por hora de ovos embalados. Cada ovo tem informações de rastreabilidade impressa sobre ele na embalagem. "Isso garante a segurança do produto", explica Gabriel Padilla, gerente do centro. Cada ovo carrega o número de construção, o número da impressora e no dia consecutivo do ano.

Estes ovos são nos supermercados na Cidade do México no dia seguinte pela manhã, ou no mesmo dia em cidades próximas. Ovos de San Juan são distribuídos em 28 dos 32 Estados do México.

Produtos de valor acrescentado   

Com um total de 25,2 milhões de galinhas poedeiras em produção, [PROAN] é o segundo maior produtor do mundo, ea maior da América Latina.
O centro de processamento impressionante é uma planta TIF (Tipo Inspeção Federal), que fabrica produtos de valor agregado de ovos, líquidos e sólidos, como gema de ovo com glicose e gema de ovo com sal ou desidratados albumina.

Fluxo de ar de pressão positiva é empregue na planta para impedir fora contaminantes aerotransportados de entrar na área de processamento. A planta recebe sujo ovos de casca que são lavadas, quebradas, separadas em clara de ovo ou gema de ovo, ou transformados em ovos inteiros como produto final.

Pasteurizados produtos líquidos são tratados nesta unidade; produtos desidratados são produzidos em outra unidade. Os produtos líquidos são usados ​​no mercado doméstico de maionese, panificação, massas, confeitaria, restaurantes e outros usos. Os produtos variam em tamanho de um galão de um navio-tanque 40 mil litros. Os clientes que variam em tamanho desde pequenas padarias para grandes empresas como Unilever (para Hellmann'S), Grupo Bimbo SAB de CV (padaria empresa mexicana, a maior do mundo) ou Walmart. No presente momento todos os produtos líquidos PROAN do ovo são vendidas para uso institucional.

Novos produtos na forma   

PROAN é uma empresa incansável, que está em constante busca para o que fazer com seu principal produto: o ovo. O ovo cozido famoso é outra linha que será lançada para o mercado. "É apenas uma refeição pronta para comer, muito nutritivo", diz Benjamin de León. Dois ovos cozidos são empacotados juntos para consumo direto, como um lanche. Os cozinheiros da máquina, esfria, cascas e pacotes de dois ovos por pacote.

Há planos para começar a distribuição dos ovos cozidos em León, Guanajuato, com Oxxo, a cadeia mexicana de lojas de conveniência com mais de 8.500 lojas no México e na Colômbia. Se tudo correr bem, a distribuição pode ser expandido para todo o país. O consumidor pode abrir o pacote na loja e terá a opção de adicionar sal, maionese, ketchup, ou em pó pimenta, que são fornecidos na loja. Esta planta tem tecnologia italiano, francês e dinamarquês, e possui as seguintes certificações: ISO 22000, 499 de SAGARPA, HACCP sistema de qualidade e aprovação kosher.

Galinha aumentar o retorno de abate   

A planta de abate processa 30 milhões de galinhas passou um ano. Ele é único em termos de volume e tipo de processos, em particular a desossa, que emprega. A fábrica aumentou o valor das galinhas poedeiras caducas de cerca de US $ 0,04 a $ 0,70 por ave. "Antes, a venda de galinhas passou foi complicada devido ao curto espaço de tempo para fazendas claras e cobrança, desde que foram vendidos a um mercado informal", diz Alberto Romo, diretor de novos negócios.

Desafios futuros   

Um grande problema para os produtores de aves no México, que é um importador líquido de grãos, são os custos de grãos. "Eu acho que é preocupante que os grãos podem levar o nosso produto a ser mais caro e que o nosso mercado não iria responder da mesma maneira", disse Manuel.

Falando sobre questões de saúde das aves, ele disse, "Nós tentamos ser forte, mas mesmo com medidas muito rigorosas de biossegurança, o perigo potencial ainda está lá. Somos muito cuidadosos para evitar qualquer contato, pois com o grande volume que tratamos, o risco aumenta. "

Eles estão prontos para a globalização?   

PROAN tem se concentrado basicamente no mercado interno. "Acho que temos um país aberto, que nos trouxe benefícios, pois temos importados tecnologias, automação e produtividade tem melhorado muito. Temos um parceiro de negócios tão grande como os Estados Unidos que é um dos principais produtores de aves, e nós são tecnicamente abrir para eles. Podemos dizer, sim, estamos prontos ", disse Manuel.

Uma boa indicação disso é exportações. As exportações de plantas de abate as carcaças, pentes, pernas e asas, que representam 15 por cento da produção, principalmente para a Ásia e África. Em termos de exportações de ovos de casca, "Vamos fechar 2011 com exportações de 7.000 toneladas de ovos frescos para 10 países africanos e para o Dubai e os Emirados Árabes Unidos no Oriente Médio. Nós já tínhamos nossas primeiras exportações para o Irã e Hong Kong. Como empresa, nós seríamos o país o quarto maior exportador de ovos em todo o mundo ", disse Alberto. "Os EUA são o maior exportador, com 70 mil toneladas métricas por ano. É uma aventura interessante de exportações de aves para a América Latina, juntamente com Brasil, Argentina ou Chile."

Ir às compras no exterior?   

Considerando a compra por Bachoco, produtor do México o maior de frangos de corte, de alimentos de frangos dos EUA produtores OK, pedimos tanto Manuel, e seu filho Alberto, sobre a possibilidade de PROAN adquirir a totalidade ou parte de uma empresa de aves fora do México. "Nós não descartou essa possibilidade, se as circunstâncias são boas, provavelmente seria uma possibilidade", disse Manuel. "Estrategicamente, pode ser uma boa jogada para avançar como um negócio, se considerarmos que temos um acordo comercial com a América do Norte. Acho que isso é o que faz com que pareça interessante, como uma estratégia." Alberto disse: "Sim, é algo que temos considerado."

Manuel acredita que "outro motivo interessante é examinar certos mercados, como os mexicanos e outros hispânicos que vivem nos Estados Unidos, que já é um mercado muito grande." Marcas mexicanas venda em os EUA podem ser comercializados para os expatriados mexicanos que estão com saudades de casa e são atraídos para as marcas nacionais do país de origem.

Page 1 of 359
Next Page