Potencial, armadilhas no futuro da indústria avícola indiana

A indústria avícola indiana tem feito progressos notáveis ​​nas últimas décadas. Os anos 1970 viram um grande salto na produção de ovos, a década de 1980 na produção de frangos, e os anos 1990 na integração e automação através do uso de equipamentos modernos.

0709 Pi Bioavailability Pic(1) Headshot
India accounts for over 17 percent of the world's population. Over the last decade, the country's population has increased by over 181 million.
India accounts for over 17 percent of the world's population. Over the last decade, the country's population has increased by over 181 million.

A indústria avícola indiana tem feito progressos notáveis ​​nas últimas décadas. Os anos 1970 viram um grande salto na produção de ovos, a década de 1980 na produção de frangos, e os anos 1990 na integração e automação através do uso de equipamentos modernos.

A próxima área de desenvolvimento será a carne e os setores de processamento de ovos, onde o progresso significativo é esperado nos próximos anos.

O futuro da avicultura indiana poderia ser ainda mais brilhante com um crescente mercado doméstico e as oportunidades de exportação, se as fraquezas e ameaças potenciais eram mais bem tratados. Uma abordagem estratégica, considerando os pontos fortes, oportunidades, fraquezas e ameaças poderia ser útil na determinação do futuro curso de ação para atingir este objectivo.

Pontos fortes   

Uma trajetória de crescimento constante.  A Índia tem um dos maiores do mundo e mais rápido crescimento indústrias avícolas, ocupando o terceiro na produção de ovos de galinha e sexto na produção de frangos de corte.

De acordo com o USDA, a produção de frangos cresceu a uma taxa composta de crescimento anual de mais de 8 por cento de 1,25 milhões de toneladas em 2001 para 2,65 milhões de toneladas métricas em 2010. Consumo per capita anual de carne de frango cresceu de 1,22 kg em 2001 para 2,26 kg em 2010 - uma taxa de crescimento de mais de 85 por cento ao longo da década. Produção de ovos da Índia está prevista para chegar a 61,5 bilhões em 2010-1011 com uma taxa composta de crescimento anual de mais de 5 por cento de 36,6 bilhões de ovos em 2000-2001. O consumo per capita de ovos é estimado em cerca de 51 por ano, acima dos cerca de 35 em 2001.

Avanço em sistemas de produção.  Ao longo das últimas décadas, a indústria avícola indiana passou por uma mudança de paradigma - de prática de agricultura quintal para sistemas de produção comercial, utilizando tecnologia moderna. A produção é agora altamente organizada, com o setor formal contribuindo com quase 85 por cento a produção total. Segundo o Ministério das Indústrias de processamento de alimentos, cerca de 70 por cento da produção agora vem o setor organizado.

Disponibilidade de raças altamente produtivas.  Além da disponibilidade de quase todas as raças grandes internacionais, programas locais de investigação e melhoramento têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da camada altamente produtiva e de raças de corte com adaptabilidade comprovada de indianos e tropicais condições agro-climáticas e de gestão. Isto conduziu ao desenvolvimento de aves de camada que pode produzir cerca de 320 ovos até 72 semanas de idade e aves de frangos com um rácio de conversão de alimentação de cerca de 1,68 (1,6 kg de ração necessária para produzir 1 kg de peso da ave viva).

Modelo de sucesso de integração de frangos de corte.  Alguns por cento 60-65 de produção de frangos é integrado, e este número continua a aumentar. Integradores de assumir total responsabilidade de fornecimento de pintos do dia, alimentação, medicamentos, vacinas e de supervisão. Bem como fornecimento de insumos diretos, o modelo integrado também resultou em uma melhoria das competências dos agricultores ea adoção de novas tecnologias e melhores práticas de gestão, resultando em níveis mais elevados de produtividade e menores custos de produção. Risco de preço também mudou dos agricultores para os integradores e os agricultores são assegurados ganhos consideráveis.

A carne mais econômica, sem tabus religiosos.  Ao contrário de carne suína e bovina, não-vegetarianos de todas as religiões podem consumir carne de frango. Tradicionalmente, caprino e de ovino foram as carnes preferidas na Índia. No entanto, carne de frango tornou-se cada vez mais acessível e agora custa muito menos do que essas alternativas. Frango é hoje a carne mais amplamente aceito na Índia.

Uma grande população rural.  Na Índia, 68,8 por cento do total da população vive em áreas rurais. Avicultura na Índia, como a maioria das operações agrícolas, baseia-se principalmente ruralidade.

Deficiências  

Abate práticas anti-higiênicas.  O setor de frangos de corte opera quase que inteiramente como um mercado de live-pássaro, onde frangos são distribuídos como aves vivas que são abatidos rara e vestida manualmente na frente do cliente. De processamento de aves manual tradicional ainda responde por cerca de 90 por cento do consumo na Índia. As instalações de aves tradicionais de vestir, seja no atacado ou varejo, são totalmente manual, sem aparentes medidas sanitárias tomadas para piso ou o curativo ou os trabalhadores. Abate de higiene, científica e utilização adequada dos subprodutos são as questões mais importantes na indústria de frangos de corte indiana.

Falta de infra-estrutura adequada.  Os desequilíbrios regionais na produção e consumo são predominantes. Produtos avícolas, especialmente de mesa e ovos para incubação, são transportados de uma região para outra, e distâncias percorridas podem exceder 1.000 km. A falta de infra-estrutura adequada e de custo eficaz para o movimento mais rápido dos resultados de aves de produtos em má distribuição e pode afetar a qualidade.

Falta de instalações frigoríficas.  Há um número de diferentes rituais religiosos em diferentes regiões indianas que afectam negativamente o consumo de carne e ovos e que pode levar a uma queda significativa na demanda e, conseqüentemente, dos preços. As estações também afetar o consumo por causa da falta de instalações adequadas de armazenamento a frio.

Mercado molhado grande, alta volatilidade dos preços de frangos de corte.  O domínio do mercado de aves vivas restringe a circulação de aves de capoeira devido à alta mortalidade e as taxas de retração associados ao transporte de aves vivas. Além disso, os preços são determinados pela oferta e demanda local em um determinado dia. A preferência por aves vivas também limita o movimento de aves de áreas de baixo custo de produção.

Falta de normas de controlo de qualidade adequados.  A falta de normas de qualidade tem um impacto adverso. Por exemplo, o conceito de classificação de ovos ainda não está estabelecida nas mentes dos consumidores. Ovos grandes são vendidos ao mesmo preço como ovos pequenos, impactando negativamente os produtores que se esforçam para a qualidade.

Falta de zoneamento geográfico.  Índia é constituída por 28 estados e sete territórios da união. Qualquer ameaça de biossegurança em um estado ou território afeta exportações e do consumo de aves de produção nos outros.

Falta de coleta de dados eficiente.  A falta de up-to-date, dados confiáveis ​​tem sido uma limitação importante na avaliação do estado da indústria e formular estratégias adequadas para a melhoria e crescimento.

Oportunidades  

Crescimento da renda ea urbanização crescente.  Forte crescimento da renda ea urbanização são esperados para alterar a composição da cesta de alimentos na Índia. Com este crescimento, não de grãos das culturas e do consumo de produtos de origem animal irá aumentar. Esta mudança de proteína é provavelmente a conduzir-se por ovo capita e consumo de carne de aves. Urbanização aumentou também levar a menor disponibilidade de terra agrícola, resultando em um maior interesse na criação de animais.

O aumento da conscientização da saúde, alfabetização e nutrição.  Aumentar a alfabetização vai ajudar a melhorar a conscientização sobre a saúde ea importância de uma alimentação equilibrada, resultando em crescente demanda por produtos de origem animal.

Uma população grande de crescimento.  Índia, com 17,33 por cento da população do mundo, é o segundo país mais populoso depois da China. Segundo o censo de 2011, tem uma população de 1210193422, que tem crescido a uma média anual de 1,64 por cento desde 2001. Em termos absolutos, a população aumentou mais de 181 milhões durante a última década. Com uma população tão grande, um ligeiro aumento no consumo per capita de produtos avícolas precisaria de uma enorme expansão da produção.

As iniciativas do governo.  Iniciativas como o "Programa de Almoço", ea criação do Conselho Nacional de Carnes e processamento de aves, emergiram como os principais impulsionadores da indústria. Atualmente, poucos estados e territórios fornecer ovos para o almoço da escola, ainda mais de um bilhão de ovos já estão servidos aos alunos ao abrigo do regime. O Conselho Nacional de Carnes e processamento de aves foi criada para agilizar a carne e indústria de processamento de aves e para tratar de questões relacionadas com a produção de carne higiênico limpo, e produtos de carne.

Boom de varejo, incentivando produtos de valor agregado.  Estilo de vida afluente, juntamente com o rápido desenvolvimento de serviços de varejo e alimentos são esperados para impulsionar o crescimento na indústria avícola. Crescimento no varejo é susceptível de ser incentivada pelo surgimento de uma série de novas abordagens por integradores, incluindo a produção de produtos de valor agregado, o estabelecimento de lojas de aves integrador de propriedade ou franchised-chilled/frozen e entrega ao domicílio.

O surgimento dos supermercados e shoppings é susceptível de suportar esse crescimento no varejo de produtos refrigerados e congelados. Integradores mais indianos já estão comercializando produtos limpa e resfriada, e também começaram a comercializar pronto para cozinhar e pronto para comer produtos avícolas. Com o estabelecimento de plantas de processamento de certificação HACCP, muitas marcas processados ​​estão se tornando populares na Índia urbana. Os consumidores estão prestando mais atenção à qualidade e higiene alimentar.

Tendência de famílias nucleares.  Mudança de sistemas tradicionais de família comum para as famílias nucleares, em que maridos e esposas estão trabalhando, é crescente demanda por pronto-a-comer produtos. Fast food, pratos prontos, lanches e alimentos processados ​​são esperados para o centro do palco.

Potencial de exportação.  Índia consome quase toda a carne de frango que produz e exporta são mínimas. Embora os custos de produção são mais elevados do que no Brasil, o país se compara favoravelmente com a UE e países asiáticos. Com o aumento do investimento no processamento, juntamente com melhorias na infra-estrutura da cadeia de frio e de biossegurança, a Índia poderá se tornar um jogador importante nos mercados internacionais. Além disso, itens de valor agregado, tais como ovos secas da Índia, já são bem aceitos na Europa, mas a produção é limitada a algumas empresas.

Ameaças  

Biossegurança.  Doenças, especialmente emergentes e reemergentes doenças, são a ameaça mais comum. Surtos de doenças transmissíveis, como a gripe aviária, não só prejudicar o rebanho já existente, mas travam o desenvolvimento. Embora tenha havido progresso no setor organizado, 30 por cento da produção permanece no setor informal, onde as medidas de biossegurança adequadas não forem mantidos. Qualquer surto no setor desorganizado pode ter um impacto sobre a indústria como um todo.

Crescentes custos da alimentação.  Milho e soja são os ingredientes mais utilizados e qualquer movimento de preços tem efeitos importantes sobre os custos de produção de ovos e carne de frango. Média de preços por atacado aumentaram 11 por cento e 12 por cento taxa de crescimento anual para o milho e soja, respectivamente, nos últimos cinco anos.

Monção inadequada.  A produção agrícola na Índia depende muito da monção. Cerca de 40 por cento da área total cultivada é irrigada e os 60 por cento restantes é chuva alimentados. Uma monção inadequada pode ter um enorme impacto negativo na produção agrícola, levando à escassez de ingredientes para rações.

Crescente produção de biocombustíveis.  Preços crescentes da energia e as preocupações sobre gases de efeito estufa e mudanças climáticas estão levando a uma maior produção de biocombustíveis, resultando no desvio de grãos de distância de feed. Índia produz atualmente biocombustível a partir de matéria-prima não alimentar, levantado em áreas degradadas ou terreno baldio não é adequado para a agricultura. No entanto, há preocupações de que a demanda cresce, a competição por terra e água podem afetar negativamente a indústria.

Alto custo de financiamento.  O custo do financiamento é geralmente maior na Índia, em comparação com países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento, e isso pode dificultar a entrada de novos players e da expansão dos que já operam no sector.

Crescer custos trabalhistas.  Como o país se desenvolve, pode haver enormes oportunidades de emprego em todos os setores, levando à escassez de mão de obra para as operações agrícolas e aumentando a inflação salarial.

Crescente dos custos de transporte.  Preços dos combustíveis levar ao aumento dos custos de transporte e, finalmente, elevar o custo dos produtos avícolas para os consumidores ou reduzir as margens dos produtores.

Dadas as várias oportunidades que existem na Índia, há um enorme potencial para as indústrias de aves e ovos para crescer. O ritmo de desenvolvimento pode ser acelerado através de uma abordagem estratégica para os setores, não só do próprio produtor, mas também do governo. Os esforços podem ser concentrados em reduzir ou eliminar as fraquezas e pela adopção de medidas pró-ativas para minimizar o efeito de potenciais ameaças.

Page 1 of 358
Next Page