Investir, planejamento, apoio à produção avícola moderna na Ásia Central

A indústria avícola da Ásia Central está em constante desenvolvimento. Mais e mais países da região começaram a considerá-lo como um dos segmentos mais promissores agrícolas, e estamos criando as condições para um aumento na produção interna e uma consequente redução nas importações.

The management team of Altun 1 poultry factory, one of the largest in Kazakhstan.
The management team of Altun 1 poultry factory, one of the largest in Kazakhstan.

A indústria avícola da Ásia Central está em constante desenvolvimento. Mais e mais países da região começaram a considerá-lo como um dos segmentos mais promissores agrícolas, e estamos criando as condições para um aumento na produção interna e uma consequente redução nas importações.

Avicultura nunca foi uma área de especialização para os Estados da Ásia Central, que incluem Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão, e que tradicionalmente se concentram na exportação de recursos energéticos. No entanto, nos últimos anos a situação mudou.

Direção Estado

Agora, cada país da região está a elaborar programas estaduais nacionais para o desenvolvimento de suas indústrias de aves domésticas, para criar as condições para atender a demanda interna por meio da produção nacional e reduzir as importações, principalmente da Rússia e os EUA.

Para implantar esses planos, os governos nacionais estão empenhados na construção activa de granjas avícolas e outras instalações, o que geralmente ocorre sob o controle pessoal dos presidentes desses países.

Uzbequistão

Atualmente, talvez o ritmo mais acelerado de desenvolvimento na indústria avícola pode ser encontrado no Uzbequistão, um dos países mais desenvolvidos da região com uma população de 30 milhões. Em 2010, o governo desenvolveu um de cinco anos do programa de desenvolvimento da indústria avícola.

Segundo a Associação dos Produtores de usbeque Aves, Parrandasanoat, o plano está sendo implementado através da criação de pequenas granjas em todo o país, em contraste com a Rússia e outras ex-repúblicas soviéticas, onde a maioria das aves produzidas no interior é grande, verticalmente integrada complexos.

Atualmente, o estoque total avícola no Uzbequistão é estimado em 33 milhões de cabeças e, segundo previsão do Parrandasanoat, até o final de 2012 este número deve chegar a cerca de 59 milhões de cabeças.

Atualmente, o Uzbequistão tem 58 granjas grandes, incluindo 20 fazendas de frangos de corte de aves e 26 plantas de ovos comerciais.

A capacidade de cada granja é projetado para 10.000-15.000 aves. O programa estadual atual envolve a criação de 2-3 de tais fazendas em cada região do país a cada ano nos próximos cinco a seis anos.

O governo oferece apoio aos produtores de aves domésticas através da disponibilização de acesso a financiamento barato. Isso já resultou em um crescimento significativo da produção no Uzbequistão nos últimos anos. Até 36.000 toneladas de carne de frango está sendo produzido a cada ano, com taxas anuais de crescimento da indústria em 5-6 por cento.

A produção nacional é agora capaz de satisfazer algumas 66,5 por cento da procura interna para aves no Uzbequistão, com o 33 por cento restantes atendida por importações.

Cazaquistão

Esforços significativos para o desenvolvimento de uma indústria nacional também estão sendo tomadas pelo governo do Cazaquistão. O país é o maior em nono lugar no mundo em área territorial, é também o maior país do mundo sem acesso ao mar.

De acordo com Rabiga Tokseitova, diretor do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura do Cazaquistão, ao longo dos próximos cinco anos, o governo pretende aumentar significativamente a produção interna e reduzir as importações.

Tokseitova comentários: "Apesar do fato de que os volumes de produção doméstica estão em constante crescimento Cazaquistão ainda depende fortemente das importações, cuja participação no consumo total de carne de aves no país é actualmente estimada em 56 por cento."

Tokseitova também observa que, entre as medidas de outros estados de apoio à indústria nacional é o estabelecimento de uma reserva de 300.000 toneladas métricas anuais de cereais forrageiros, bem como o subsídio de empréstimos bancários para granjas, que podem ser utilizados para a aquisição de equipamentos e tecnologia.

Segundo o Ministério da Agricultura do Cazaquistão, aves total de rebanho no país em 2011 ficou em 32,7 milhões de cabeça. Atualmente, o volume anual de produção de aves doméstica é estimado em mais de 90.000 toneladas, enquanto o consumo anual é de 160.000 toneladas métricas por ano.

De acordo com Evgeniy Aman, o secretário executivo do Ministério da Agricultura do Cazaquistão, nos últimos anos as importações de aves para o país ter diminuído significativamente.

Três anos atrás, as importações totalizaram 140.000 toneladas, este ano esse número caiu para 109.000 toneladas ", -. Disse Aman Segundo ele, no ano passado, cinco granjas grandes foram construídos no país e, de acordo com os planos estaduais, durante a próxima granjas cinco anos mais seis serão construídos.

Turcomenistão

Similar ao Cazaquistão e Uzbequistão, a indústria avícola está desenvolvendo ativamente no rico em petróleo Turcomenistão, embora não a tal ponto.

De acordo com uma recente ordem do presidente do Turcomenistão Gurbanguly Berdimuhamedov, ao longo dos próximos anos, a indústria avícola nacional deve atender plenamente as necessidades de carne de aves população local.

Para implementar esses planos, novas estratégias para a produção de carne de aves e ovos devem ser estabelecidos em cada região do país. Relatórios Turcomenistão mídia notar que o governo já disponibilizou todos os recursos necessários para atingir esses objetivos.

Atualmente, o volume anual de produção de aves no Turquemenistão, que tem uma população de 5 milhões, está estimada em apenas 6.000 toneladas por ano, com volumes de consumo anuais de 8.000-10.000 toneladas.

Tajiquistão

As maiores esperanças para o desenvolvimento da indústria de aves domésticas atualmente residem com o Tajiquistão, um dos países mais pobres da região. O governo continua a implementar um programa de cinco anos, que decorrerá até 2015, e que está sendo supervisionado pessoalmente pelo Presidente do Tajiquistão Emomali Rahmon.

O estoque de aves Tajik é estimado em mais de 3,8 milhões de cabeças. Volumes anuais de importações estão em 20,000-23,000 toneladas métricas, com o volume de produção local não mais de 4.000 toneladas por ano.

No entanto, de acordo com o governo, ao longo dos próximos anos, o estado da indústria vai melhorar, como o governo está investindo ativamente na reabilitação de fazendas abandonadas. Isto é esperado para ajudar a aumentar os estoques de aves do país aos níveis da década de 1990.

Segundo o Ministério da Agricultura Tajik, a indústria de aves do país é actualmente composta por 23 granjas grandes, a maioria dos que são de propriedade do Estado, bem como sete empresas de aves, pertencentes a empresários.

Page 1 of 358
Next Page