Governo russo para ajudar produtores de ovos

O governo russo pretende investir até 9 bilhões de rublos (EUA $ 300 milhões) para apoiar os produtores de ovos domésticos, que estão sofrendo com os custos de produção crescentes, particularmente para a alimentação.

Egg producers in Russia will soon be in receipt of US$300 million in support, according to Russia's First Deputy Prime Minister, Viktor Zubkov.
Egg producers in Russia will soon be in receipt of US$300 million in support, according to Russia's First Deputy Prime Minister, Viktor Zubkov.

O governo russo pretende investir até 9 bilhões de rublos (EUA $ 300 milhões) para apoiar os produtores de ovos domésticos, que estão sofrendo com os custos de produção crescentes, particularmente para a alimentação.

Segundo Viktor Zubkov, primeiro lugar da Rússia Vice-Primeiro Ministro, a decisão já foi aprovada pelo governo e em breve será apresentado ao parlamento russo.

De acordo com os planos estaduais, a maioria dos fundos será fornecido para compensar o aumento das tarifas de eletricidade, combustível e custos com alimentação de grãos.

A maioria dos analistas russos acreditam que esses investimentos serão muito importantes para a indústria de ovos russo, tendo em conta que muitas fazendas de ovos russos, que foram construídas principalmente durante a era soviética, estão actualmente em condições precárias, com instalações fora da data-produção. Até agora, o apoio estatal tem principalmente ido para criações de frangos, e assim a mais recente iniciativa foi bem recebida por muitos dos principais produtores de ovos da Rússia.

Crescimento

Apesar da falta de apoio do Estado, desde 2001, o mercado de ovos russo tem demonstrado um crescimento estável, com taxas médias de 3-4 por cento ao ano.

De acordo com dados do Navigator, a agência da Rússia análise agrícola, em 2010, o mercado de ovos russa cresceu 4,6 por cento, em comparação com 2009, com produção total situando-se em 43,1 bilhões de ovos. Os dados oficiais para 2011 ainda não foi lançado, no entanto, muitos analistas russos acreditam que a produção será comparável ao de 2010.

Produção de ovos mais russo é no Distrito Federal Volga, 10,3 bilhões de ovos em 2010. O Distrito Federal Central detém o segundo lugar, com produção de 8,2 bilhões de ovos, enquanto o Distrito Federal do Sul é a terceira área mais importante, com 5,8 bilhões de ovos produzidos.

A maioria dos ovos na Rússia são produzidos por ovo grande e avícolas, enquanto a percentagem produzida por fazendas particulares é significativamente menor.

Atualmente, existem cerca de 450 fazendas de ovos grandes na Rússia, dos quais apenas 150 trabalhos na capacidade total. Alguns 160 usar metade da capacidade, enquanto o restante são menos 30 por cento, ou mesmo inferiores. Nos últimos anos, o número de fazendas ovos subutilizadas na Rússia aumentou significativamente, principalmente devido aos custos de produção crescentes.

Entre os maiores produtores de ovos da Rússia são atualmente Borovskaya Poultry Farm ZAO, com uma capacidade de 900 milhões de ovos; Sverdlovsk Poultry Farm, 846 milhões de ovos; e Fazendas Roskar, que produz 600 milhões de ovos. Agrosoyuz Holding e Lenptitseprom também são grandes jogadores.

O consumo de ovos russo chegou a 41,2 bilhões de ovos em 2011, ea produção interna atende plenamente a essa demanda. A parte das importações é estimado em não mais de 2 por cento do mercado. Como regra, a maioria das importações são utilizados para incubação e de criação. A maioria das importações de ovos para o mercado russo são da Holanda, Alemanha, os EUA e Ucrânia.

Ao mesmo tempo, a fatia das exportações é estimado em menos de 0,5 por cento da produção total. A maioria dos ovos exportados da Rússia são enviados para países como Cazaquistão, Mongólia e Quirguistão. Adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio deverá ter um impacto mínimo sobre a indústria de ovos, porque a sua importação e comércio de exportação de ovo são tão pequenos.

Problemas da indústria

Baixa rentabilidade continua a ser o principal problema da maioria fazendas de ovos russos.

Durante o verão, a rentabilidade da maioria das explorações de ovos russos significativamente declina. De acordo com Dmitry Lubchenko, um representante oficial da Holding Agrosoyuz, o verão é uma época morta no mercado ovo russo por causa da superprodução. Pico de demanda ocorre no período que antecedeu o Natal ea Páscoa.

A gravidade do problema superprodução é refletido pelo fato de que o governo russo foi mesmo considerada a possibilidade de introdução de quotas para a produção nacional, a fim de evitar a queda sazonal dos preços e perdas de produtores.

De acordo com Lubchenko, a fim de impulsionar as vendas durante a temporada de verão, a maioria dos produtores são forçados a reduzir os preços. Isto pode ser por tanto como 50 por cento em alguns anos. Como regra, a situação mais complicada é observada na região de Moscovo, onde os custos de produção são geralmente 15-20 por cento mais elevada do que no resto da Rússia. Isto é principalmente devido ao alto custo de mão de obra, energia, terra e propriedade.

Segundo os analistas do Instituto Russo de Estudos de Mercado Agrícola, IKAR, a rentabilidade da produção de ovos é significantemente maior nas regiões de grão principais de processamento do país e, de fato, entre os maiores produtores de ovos da Rússia. Nenhum deles é na região de Moscou.

Baixa rentabilidade resultou em interesse do investidor moderado na indústria de ovos, o que obriga a maioria das explorações de ovos russos depositam suas esperanças no apoio do Estado.

De acordo com Yuri Ptushkin, diretor geral da Lenptitseprom, o montante das subvenções, o que poderia salvar muitas fazendas da indústria da falência, deve ser definido no nível de rublos por 3 dúzias de ovos, significativamente mais elevados do que o nível atual.

A maioria dos analistas russos acreditam que o crescimento atual do mercado de ovos russo vai desacelerar no futuro próximo, devido à situação cada vez piora na indústria, o que pode levar a uma redução da rentabilidade para os produtores principais da Rússia. A este respeito, a maioria poderia considerar actividades alternativas maneiras, uma das quais poderiam ser a aceleração das actividades no campo do processamento de ovo.

Possíveis soluções

De acordo com o Instituto de Estudos de analistas de mercado agrícola, um maior enfoque na transformação por produtores poderiam neutralizar as flutuações sazonais dos preços de ovos na Rússia. Actualmente, apenas cerca de 7 por cento de todos os ovos no país são usados ​​para processamento posterior, enquanto que na União Europeia, este valor está estimado em 25 por cento. Deste, 7 por cento são usadas para a produção de ovo em pó, com Ruzovo, actualmente Rússia maior empresa de processamento de ovo.

Nos últimos anos, o interesse no processamento tem aumentado significativamente, o que se reflete no número de projectos de investimento anunciados recentemente pela indústria.

O maior desses projetos é a construção de uma instalação de processamento na região de Tyumen pela Corporação empresa local de desenvolvimento.

A fábrica irá processar até 1 bilhão de ovos por ano e vai produzir até 20 produtos diferentes. A abertura da fábrica está prevista para o terceiro trimestre de 2012.

Page 1 of 358
Next Page