Indústria do Panamá aves para enfrentar novos desafios

Panamá tem uma das mais saudáveis ​​economias da América Latina. Com uma população de apenas 3,5 milhões, a indústria de aves do país é pequeno em termos absolutos ainda é visto como um ponto de referência por muitos. Apesar de ser em grande parte um jogador nacional, a indústria de aves do país não está imune às flutuações dos mercados internacionais, e as pressões externas tendem a aumentar à medida que o acordo de livre comércio com os EUA lentamente entrar em vigor.

Ruiz B 90x90 Headshot
The rise in Panama's poultry production has been relatively stable over the last decade.
The rise in Panama's poultry production has been relatively stable over the last decade.

Panamá tem uma das mais saudáveis ​​economias da América Latina. Com uma população de apenas 3,5 milhões, a indústria de aves do país é pequeno em termos absolutos ainda é visto como um ponto de referência por muitos. Apesar de ser em grande parte um jogador nacional, a indústria de aves do país não está imune às flutuações dos mercados internacionais, e as pressões externas tendem a aumentar à medida que o acordo de livre comércio com os EUA lentamente entrar em vigor.

Perspectivas históricas

Como em grande parte da América Latina, a produção avícola comercial começou nos anos 1950 e prosperou com a proteção do governo na forma de proibições às importações de ovos e carne de aves. Ao mesmo tempo, há também um apoio para as indústrias relacionadas, tais como a produção de alimentos.

Várias empresas surgiram, incluindo La Hacienda Istmena, pertencente à Hermanos Toledano. No entanto, juntamente com a rápida expansão veio problemas de doença e conseqüentes prejuízos econômicos. No entanto, estes problemas ensinou a indústria a necessidade de programas de vacinação e em curso medidas de controle sanitário.

Ao final dos anos 1960, a indústria começou a se tornar mais avançado tecnologicamente, e foi neste momento que o Grupo Melo, outra força de mercado significativo foi formado. Em 1970, a indústria deu um grande passo para a frente, e do Panamá começou a exportar ovos férteis. Foi nessa época que Arce Avícola surgiu e, desde então, surgiu como o terceiro maior produtor no mercado.

Ao longo da última meia década, uma série de empresas foram formadas incluindo Avícola Grecia, Chong Avícola, Franz Avícola e Monica Processadora. Estes, juntamente com as três grandes empresas acima, contribuem 7.000 empregos diretos e 56.000 empregos indiretos para a economia nacional. Além disso, um número de empresas pequenas e médias empresas activas na avicultura gerar emprego adicional.

Produção

A produção de aves no Panamá está concentrada nas províncias de Panamá Este e Oeste do Panamá, embora haja também uma produção significativa em Veraguas e Coclé, no oeste do país.

Durante a última década, a produção tem aumentado significativamente. Entre 2002 e 2011, o número de aves abatidas aumentou 63 por cento (ver Figura 1). Este crescimento na produção no período foi razoavelmente constante.

Produção de ovos também cresceu. Em 2002, 278 milhões de ovos foram produzidas (ver Figura 2), e por isso 2011 tinha atingido 491 milhões - um aumento de 57 por cento.

Consumo

Aves é o mais popular de todas as carnes no Panamá e comido em uma base diária. O país tem um dos níveis mais altos de consumo de carne de aves na América Latina, com um consumo anual per capita de 37,7 kg em pé, atrás apenas de Brasil e Venezuela.

De acordo com dados da Associação Nacional de Produtores de Aves no Panamá, ANAVIP, o consumo de ovos no país é da ordem de 142 ovos por pessoa por ano. ANAVIP presidente Luis Carlos Castroverde comentários: "Acreditamos que ainda há muitas oportunidades de crescimento, dado que o nível de consumo de ovos no Panamá é inferior ao de outros países na área."

Desafios

Panamá, como qualquer outro país, sentiu o impacto dos preços de grãos e os produtores viram suas margens de apertar.

Castroverde comenta: "Recentemente, o custo dos alimentos tornou-se muito mais importante. Temos de continuar com a nossa unidade para ser o mais competitivo possível, e responder à confiança que o consumidor depositou em nós através da compra de ovos de carne de aves. "

Jesus Arce, presidente da Arce Avícola, acrescenta: "A crise de 2008 foi definitivamente teve um impacto. Nós não fomos capazes de passar o aumento dos preços nos consumidores de um dia para o outro. "

Deborah gerente de marketing Toledano com Productos Toledano acrescenta que o problema com o Panamá é que o milho muito pouco é produzido localmente para a alimentação animal, e por isso o país está sujeito às flutuações da produção internacional e da demanda internacional.

Os desafios atualmente enfrentados pela indústria do Panamá aves de capoeira não estão restritos a grãos, no entanto. Outra dificuldade enfrentada pela indústria é que ele requer uma força de trabalho significativa. Toledano aponta: "Está se tornando cada vez mais difícil contratar pessoal, sobretudo tendo em conta que existe uma concorrência de outros setores, como o regime para alargar o canal, construção, transportes e turismo."

Arce diz: "O maior problema para a indústria avícola é a concorrência desleal com o nosso vizinho os EUA".

Atualmente, as importações do Panamá de pernas, coxas e as asas estão sujeitos a uma tarifa de 260 por cento. No entanto, sob um acordo de livre comércio assinado com os EUA, a tarifa será gradualmente reduzido a partir de 2013. Uma vez que o acordo de livre comércio em vigor, haverá um contingente de 660 toneladas de quartos da perna. Este contingente será gradualmente aumentada ao longo de cinco anos até que a tarifa tenha desaparecido.

Comentários Toledano: "O acordo de livre comércio com os EUA é um desafio, mas estamos empolgados com os projetos que temos em vigor para os próximos anos. Devido a estes, apesar dos desafios e problemas que sempre existem, Toledano continuará a fazer avanços significativos. "

Castroverde acrescenta: "Os desafios podem ser convertidos em oportunidades, e nós podemos consolidar a nossa posição."

Exportações

Notas Castroverde que o comércio internacional do Panamá em produtos avícolas tem sido bastante limitada, principalmente como a maioria dos países da região são agora auto-suficiente em carne de frango.

De acordo com dados ANAVIP, preparações Panamá exportações de frango e produtos processados, e essas exportações tiveram um valor de EUA $ 3,8 milhões em 2010. Exportação outro do setor importante é os ovos férteis, e as exportações foram no valor de EUA $ 4,3 milhões em 2010. Por exemplo, Toledano exporta dois ovos férteis e aves de produtos de valor acrescentado tais como nuggets, hambúrgueres, frango empanado e propostas para a Guatemala e Nicarágua, enquanto as exportações Arce Avícola ovos férteis para Guatemala, Trinidad e Tobago e Costa Rica.

Abastecem o mercado local fez com que as oportunidades para as exportações têm sido limitados. Arce diz: "Nós somos governados pelo mercado nacional, mas estamos tentando investigar mercados estrangeiros, oferecendo-lhes produtos de valor acrescentado."

De acordo com Castroverde, há oportunidades para os produtores de aves do Panamá para além da fronteira do país e especializado em valor acrescentado é que o setor pode fazer bem. Embora o Panamá pode ser em grande medida auto-suficiente em aves, existem algumas importações de produtos de frango-primas e produtos processados, e isso deverá aumentar. Por exemplo, entre 2004 e 2010, as importações de carne de aves de os EUA aumentou de 314 toneladas para 3,431 toneladas. No entanto, há alguma resistência às importações provenientes de consumidores do Panamá, que têm uma preferência para fresco e uma inclinação a ter maior confiança no produto produzido nacionalmente.

Então, o que o futuro reserva para a indústria do Panamá aves?

Arce diz que, no caso de sua empresa, haverá uma maior aplicação de tecnologia moderna, para garantir que a empresa mantém-se eficiente, enquanto as notas Toledano que sua empresa tem um plano de crescimento agressivo no lugar através de suas linhas de produtos.

Page 1 of 358
Next Page